Happiness Door para melhoria contínua de reuniões

Leonor Bonets
4 min readJul 26, 2020

Um jeito prático e rápido de medir o sentimento dos participantes em reuniões.

Happiness Door by Management 3.0

Atuando como Product Owner de um time diverso e multidisciplinar realizo reuniões recorrentes de Inception e Grooming antes de considerar uma user story pronta para ser construída.

Preocupada com o andamento das últimas reuniões, em que não sentia mais a mesma produtividade, resolvi saber o que podia ser melhorado e que não era falado nas retrospectivas.

Decidi implantar a Happiness Door online ao término das reuniões de Inception/Grooming.

Preparativos

É muito simples: montei um board com 3 colunas no IdeaBoardz para identificar:

  • O que foi bom
  • O que pode melhorar
  • O que não foi bom
Happiness Door para Reuniões

Ao término da reunião enviei o link da Happiness Door e solicitei que todos entrassem para pontuar o que haviam gostado, o que podia ser melhorado e o que não gostaram. Falei que era como uma “pesquisa de satisfação”, que era anônimo e que fossem sinceros, porém gentis =D. A ferramenta permite “dar um like” no post-it dos outros, então informei que além de contribuírem com seu próprio post-it poderiam curtir o post-it dos outros.

Resultados obtidos

Primeira Happiness Door

Ao término dessa primeira rodada já foi possível identificar:

  • O que o time valoriza (respeito ao horário da reunião, por exemplo);
  • O que precisava melhorar (alinhamento prévio do assunto);
  • A troca da ferramenta de planning poker não foi bem aceita.

Tracei imediatamente um plano de ações para a próxima grooming focando no alinhamento prévio dos assuntos que seriam abordados. Coloquei novamente a Happiness Door no término da reunião e as ações tomadas já surtiram resultados:

Segunda Happiness Door

Nessa segunda rodada já houve uma evolução referente ao feedback anterior, graças à antecipação do conteúdo, e surgiu um novo ponto a melhorar: nem todos estavam participativos. Esse ponto ocorre por conta de diferentes tecnologias utilizadas, sendo que nem sempre precisamos de todos os perfis técnicos para a construção de uma user story. Levei o caso para a Scrum Master que sugeriu que adotássemos o processo de pair analysis.

Lições aprendidas

Como dito anteriormente, é uma prática muito simples de ser implementada e de rápido retorno. Eu continuo utilizando ao término das reuniões que realizo, não só as de grooming e inception, mas utilizei recentemente ao fazer a dinâmica de Moving Motivators com o time:

Happiness Door pós Moving Motivators

Gosto do anonimato que essa ferramenta permite, pois faz com que as pessoas sejam sinceras. Ainda não tive a oportunidade de aplicá-la com o trabalho presencial, mas pretendo manter a utilização da votação pelo link ao invés de colar os post-its em uma parede ou porta.

Por outro lado, como é online e anônima, a participação não é rastreável, então não há garantias de que todos vão compartilhar seus sentimentos sobre a reunião, assim como não é possível saber se tem alguém que nunca contribui. Eu gosto de pensar que as pessoas tendem a expor seus sentimentos mais extremos: se eles acham que algo foi incrível ou se algo foi muito ruim. Por conta disso, eu acredito que as opiniões coletadas são as mais relevantes, mesmo se nem todos contribuem com a Happiness Door.

Quer praticar?

Entre no link da Happiness Door abaixo e faça sua contribuição! Diga sua opinião sobre esse artigo:

https://ideaboardz.com/for/HAPPINESS%20DOOR/3303648

Quer saber mais sobre a Happiness Door e outras práticas do Management 3.0? Acesse o link abaixo:

Quer conferir as outras práticas do Management 3.0 que coloquei no time?

Quer fazer sua Happiness Door?

--

--