Kudo cards para agradecer e reconhecer talentos

Leonor Bonets
7 min readJul 19, 2020

Como implantar um jeito leve e diferente de dar e receber feedbacks positivos? Como promover o reconhecimento de boas atitudes e não só de boas entregas? Como fazer tudo isso de uma forma visual e divertida?

Meu primeiro contato com os kudo cards foi no Management 3.0 Foundation Workshop e foi amor à primeira vista.

Kudo cards recebidos no M30 Foundation Workshop

No dia seguinte ao workshop comecei a planejar a implantação dos kudo cards na equipe, mas para isso dar certo realizei antes outras práticas para promover a integração e união, que podem ser conferidas nos posts abaixo:

Com o time já entrosado, o próximo passo era preparar o que segue:

  • Kudo cards;
  • Kudo box;
  • Kudo wall.

Preparo das kudo cards

  1. Solicitei a versão digital em Português dos cards no site do Management 3.0;
  2. Obtive cards com temáticas geek com o pessoal da Liga Ágil;
  3. Levei os arquivos para imprimir em uma gráfica, fiz a conta de 10 de cada por pessoa.
Kudo Cards

Ficaram lindos, não?

Preparo da kudo box

Dediquei bastante tempo para que a caixa ficasse alegre, positiva e convidativa! Até minha filha se divertiu colando uns adesivos :)

Encapei e decorei uma caixa de sapatos para colocarem os kudos e fiz também uma caixa para os cards em branco e para uma caneta.

Kudo box

Apresentação dos kudo cards e da kudo box

Utilizei a Sprint Retrospective para apresentação do material. Expliquei o significado da palavra KUDO:

Kudos é um substantivo usado no idioma inglês, com origem no grego kydos, que serve para felicitar ou reconhecer o mérito de alguém. É sinônimo de honra, glória e reconhecimento (www.significados.com.br)

Comentei que todos podiam dar quantos reconhecimentos/agradecimentos quisessem e que a única regra era a de comentar somente pontos POSITIVOS das pessoas ou de toda equipe.

Todo card deveria ser colocado na kudo box, que ficaria lacrada até a próxima retrospectiva, quando seria então aberta e os kudos distribuídos.

Alertei para que não deixassem pra última hora para escrever os kudos, pois correriam o risco de esquecer a quem agradecer.

Deixei os cards e a kudo box na mesa ao lado das nossas baias, aonde fazíamos as daily meetings.

Preparo da kudo wall

O local da kudo wall tem que ser bem escolhido, pois nem todos ficam confortáveis com esse tipo de exposição, mas ao mesmo tempo a kudo wall existe justamente para expor. Tem que ficar perto do time e visível aos outros.

“Elogie em público e corrija em particular.” — Mario Sergio Portella

Separei uma folha do nosso flipchart e coloquei na parede que ficava perto das nossas mesas, mas longe o suficiente do corredor de forma que outros times teriam que caminhar entre nós para conseguir ver o que estava escrito. Arranjei barbante e pequenos pregadores e montei varais para pendurarmos os cards.

Abertura da kudo box

Nas primeiras semanas eu e a Scrum Master fizemos questão de identificar pelo menos 1 kudo para cada uma das pessoas do time e colocar na caixa. Não tínhamos muita esperança que os desenvolvedores fossem escrever algo nessa primeira rodada, pois eles não estavam acostumados a agradecer.

Levei a kudo box para a retrospectiva da sprint. Todos estavam ansiosos pela abertura e para saber se iriam receber algo.

Abri a kudo box e cada card retirado era lido pela pessoa que o recebeu. Alguns ficavam sem graça ao ler, outros emocionados, agradecidos e até surpresos!

Após a leitura de todos os cards, foi o momento de colocá-los com muito orgulho na nossa kudo wall:

Inauguração da Kudo Wall

Ficou linda, não? Até os meninos disseram que ficou muito bonito!

Resultados Obtidos

Tivemos mais cards do que esperávamos para uma primeira rodada, até os desenvolvedores colocaram agradecimentos!

Ao longo da sprint percebi que quanto mais você agradece, mais você consegue identificar o que as pessoas fazem de bom e que muitas vezes passa desapercebido.

Tínhamos uma pessoa no time que fazia café para todos, todos os dias pela manhã. Achei legal dar um kudo pelo café nosso de cada dia e ele ficou super feliz pelo reconhecimento e todos ao redor também, pois essa atitude já tinha caído na rotina e ninguém notava que era algo a se agradecer.

A existência dos kudo cards serve não apenas para parabenizar pessoas por capacidades técnicas, ou estritamente profissionais, mas também para questões morais e pessoais. E reconhecer esses aspectos dentro do time é um passo extremamente importante para o team building.

A implantação dessa prática supriu a carência de feedback (seja um 360 ou um 1:1) que as pessoas do time sentiam e reportavam de forma negativa nas retrospectivas.

Nossa kudo wall chamava a atenção de quem passava pelo andar, pois ninguém conhecia os kudo cards. Logo na primeira semana despertou a curiosidade nos nossos gestores pelo assunto, tanto o gestor imediato quanto o acima do imediato. Expliquei a eles todo o conceito dos kudos e como estava auxiliando com o feedback com o time e eles ficaram muito empolgados e colocaram também seus kudos!

O resultado pôde ser conferido na segunda rodada, o time ficou surpreso e feliz ao saber que receberam reconhecimento da coordenação/gerência.

Kudo Wall após segunda rodada

Lições Aprendidas

O kudo foi implantado em um time multidisciplinar composto por homens e mulheres entre 22 e 45 anos de idade. Percebi que as mulheres e os membros mais novos são os mais participativos. Os demais não agradecem muito, mesmo recebendo kudos toda sprint, mas eu não desisto!

“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia” – Robert Collier

Kudo Cards Online

De repente nos deparamos com a pandemia do coronavírus, em que todos passaram a ficar em suas casas trabalhando remotamente: era necessário mudar o processo dos kudos para serem realizados online.

Os kudos podem ser gerados e preenchidos pelo site kudobox.com:

Opções de kudo cards do kudobox.com

A imagem do card pode ser salva e guardada na nossa kudo box virtual que é “aberta” na retrospectiva.

Ou pode gerar utilizado o app “Cards M3.0” da Banana Soluções:

App Cards m3.0

Uma vez o card preenchido é possível enviar para diversos meios de comunicação, como Whatsapp, Outlook e no caso mais interessante para nós: para o Teams. O Microsoft Teams é o meio de comunicação oficial da empresa e temos um grupo específico para nosso time se comunicar. Podemos enviar o kudo para o grupo ou para uma pessoa.

Envio de kudo pelo app m3.0

Utilizei o Planner do Microsoft Teams para criar a KUDO BOX virtual, aonde os cards podem ser anexados na tarefa. Para manter a dinâmica da abertura da caixa na retrospectiva, a tarefa é configurada para que a imagem não seja apresentada:

Kudo box virtual no Microsoft Teams

Durante a retrospectiva é realizada a “abertura” da kudo box, aonde cada card é aberto e atribuído a quem o recebeu:

Abertura da kudo box virtual

Após a abertura de todos os cards eles são colocados na nossa página do Confluence:

Kudo Wall no Confluence (Atlassian)

Aprendizados pessoais a respeito da mudança do formato in-person para o virtual

Gerenciar virtualmente o kudo box e a kudo wall exige um grande esforço, enquanto os físicos não.

Eu já mencionei o quão legal e bonita nossa kudo wall física é?

Pois bem, a kudo wall virtual não tem o mesmo charme da física e não é tão funcional visto que não está visível a todos todo o tempo.

Por outro lado, a impressão dos kudo cards não é necessária, só é preciso ter uma conexão de internet e vontade de agradecer! E não é essa a intenção dos kudos? ;)

Quer saber mais sobre o Management 3.0 e sobre os Kudo Cards? Acesse o site oficial no link abaixo:

Links úteis:

Link do app que contém os kudo cards:

--

--

Leonor Bonets

Group Product Manager/ Tribe Leader/ Management 3.0